Home |  Quem somos |  Calendário |  Esta semana |  Anuncie |  Fale conosco Sábado, 20 de Abril de 2024

SOCORRO - SP

Socorro é uma estância hidromineral que faz parte do circuito das águas Paulista, juntamente com as Cidades de Amparo, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia, e fica a 134 km da capital, em meio a Serra da Mantiqueira, região centro-leste do estado.
Povoada inicialmente por colônias de agricultores italianos, Socorro de desenvolveu ao longo do vale do Rio do Peixe com base na agricultura. Com o passar do tempo a cidade foi se firmando como uma grande produtora de malhas, e como uma importante fonte de águas minerais terapêuticas e medicinais.
Mais recentemente vem se destacando também como um destino de aventureiros, sempre a busca de novas aventuras e dos belos lugares escondidos pela natureza em meio às montanhas da serra.
O vale do Rio do Peixe, que deu a base para o desenvolvimento da cidade, concentra também a maior parte das aventuras da região. Suas corredeiras servem de palco para um dos raftings mais emocionantes do estado. Outra aventura é seguir em um trekking, uma mountaibike, uma moto, ou um veículo 4x4, pelas trilhas e caminhos entre montanhas, ao redor do vale, descobrindo a belas cachoeiras formadas pelos pequenos rios e riachos que correm pela serra. Para aumentar ainda mais a adrenalina pode-se seguir em um canyoning pelo leito de alguns destes rios, descendo em rapel pelas suas cachoeiras.
As trilhas levam também a grandes rochas, nos picos das altas montanhas da região, de onde se pode desfrutar da bela e ampla visão da paisagem serrana. Rochas com paredões, onde se encontram boas condições para a escalada, e do alto das quais se pode descer em rapéis emocionantes, ou partir em um Vôo Livre, de Asa Delta ou paraglider.

Veja em “Atrações” mais detalhes sobre estas aventuras.

Aproveitando a Viagem
A Serra da Mantiqueira, com sua natureza exuberante, é uma fonte inesgotável de aventuras, e assim outras cidades da região se apresentam também como boas opções para os aventureiros, entre elas Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Águas de Lindóia e Pedra Bela em São Paulo e Bueno Brandão em Minas Gerais. Em breve estaremos trazendo informações sobre elas.

Notícias Relacionadas à Cidade
Não existem notícias para essa cidade

Modalidades
Rapel
Trekking
Vôo Livre

Pedra da Bela Vista, Pico da Cascavel, Cachoeiras e mais . . .(básico)

Além do vale do Rio do Peixe a serra ainda reserva muitas e agradáveis surpresas.
Nas montanhas que se estendem para o lado direito do vale (de quem desce o rio) se encontram:

- a Pedra da Bela Vista, uma grande rocha encravada no topo de uma montanha, que atinge uma altitude de 1.140 m, de onde se tem uma vista especial da região, podendo-se apreciar também um belo por de sol.
Com um desnível total de 220m, a pedra oferece também uma boa rampa natural de Vôo Livre, de onde os vôos partem pelo vale em direção à cidade. Ela apresenta também paredões de até 90 m de altura com algumas vias de escalada: a via do diedro, de 3º grau com 25 m de altura; a via da esquerda, um 4º grau com 20 m; uma de 5º grau no meio, com cerca de 85m de altura; e a via do teto, uma via de grau 6c, com cerca de 90 m.
O rapel também pode ser feito do alto de um paredão de 100 m, em uma descida que se inicia com um trecho em inclinação positiva, seguido por um trecho de 35 m em negativo e depois mais 25 m com inclinação positiva.
O acesso a Pedra da Bela Vista de dá pela Estrada do Serrote, que sai da rodovia SP008 (conhecida neste trecho como a Rodovia do Contorno) no Bairro Santa Rosa, e depois, já dentro da propriedade, uma estradinha leva até o topo da pedra.

- o Ecco Park, não fica muito longe da Pedra da Bela Vista seguindo-se mais à frente pela Estrada do Serrote e depois pela Estrada Bairro do Juncal. É um parque ecológico com 18 alqueires, a maioria de mata nativa, em meio a qual passam rios que oferecem, além de sua beleza natural, ótimas condições para o cayoning, ora caminhando em um water trekking pelos seus leitos rochosos, ora descendo suas cachoeiras em um cascading. Há várias trilhas de trekking espalhadas pelo parque, uma delas, a Trilha do Elevador tem um trecho inicial que leva até a queda Véu da Noiva, onde se pode fazer um cascading, depois continua passando pelo Lago das Bromélias, Cascata Duas Quedas, pelo caminho das pedras, até a Caverna dos Lobos. A Trilha do Macaco segue até o Pico do Gavião, descendo pela Cachoeira do Macaco até a Cachoeira do Elo Perdido, e depois se junta a Trilha do Elevador, no caminho das pedras. Uma outra trilha começa subindo a Cachoeira do Pita, que tem 300m de extensão, passa pela Ilha das Tartarugas e sobe todo o outro lado do parque até o Pico do Gavião, onde se junta a Trilha do Macaco.
O canyoning começa no final da Trilha do Elevador, de onde começa o trecho de descida pelo curso do rio com vários rapeis, cascadings e tirolesas, num percurso de cerca de 8 horas. Pode-se também optar por um trecho menor, que se inicia na Cascata Duas Quedas.
O parque conta também com uma pista de mountaibike com 8 km de extensão, sendo 2 km de subida e 3 km de descida, com vários obstáculos.
O Ecco Park é um empreendimento particular onde todas as atividades são monitoradas por instrutores e guias do parque, que oferecem também passeios à cavalo e de Jeep pelo parque e fora dele.

- O Pico do Serrote, também com aceso pela Estrada do Serrote, é o pico mais alto da região, onde chega-se com um trekking de cerca de 6 horas de duração.

Já o Pico da Cascavel se encontra entre as montanhas do lado esquerdo do vale(também de quem desce o rio), e com seus 1200m de altitude, oferece uma bela vista panorâmica da região. Com um desnível total de 425 m oferece também uma ótima rampa de vôo livre. Do pico parte uma trilha de mountainbike que desce a montanha passando por estradinhas de terra e pastos. O acesso ao pico se dá pela Estrada dos Pereiras, que fica a 400m do Portal Colonial da Cidade, a direita de quem vem do portal pela SP008.

Entre as montanhas ao redor da cidade multiplicam-se as cachoeiras formadas pelos rios que descem da serra, entre elas:

- as Cachoeiras do Davi, uma seqüência de 3 cachoeiras, a mais alta com 40 m, onde se chega em uma caminhada que combina trechos de trekking às margens de um riacho, com trechos de water trekking pelo seu leito, em um percurso que exige um bom preparo físico para percorrer os seus 18 km , com travessias de pequenos lagos e transposição de muitos obstáculos naturais;

- a Cachoeira do Tamanduá, que tem um desnível de 100 m divididos em várias quedas menores, entre pequenas piscinas naturais ótimas para banho, e oferece, de seu ponto mais alto uma bela visão da Serra da Mantiqueira. Para se chegar até ela são cerca de 5 km em um trekking que, na maior parte do tempo, segue pelas margens do Rio Camanducaia, em meio à mata ciliar;

- a Cachoeira dos Sonhos, uma bela cachoeira na divisa com a cidade de Bueno Brandão, que fica numa propriedade particular, onde existe uma infra estrutura e é cobrada uma taxa de entrada;

- e a Cachoeira Limoeiro, uma pequena cachoeira em meio a uma bela região, onde o acesso se dá por uma estradinha ideal para veículos Off Road.

Pequenas queda d água se formam também no interior da Gruta do Quebra Corpo, uma gruta que, nos seus 2 km de extensão, apresenta vários salões intercalados por pequenas galerias, onde às vezes é preciso passar agachado ou até rastejar por entre pequenas fendas, sendo todo o percurso acompanhado por um riacho que forma pequenas as quedas no interior da caverna. A trilha que leva até ela tem cerca de 2 km de extensão, perfazendo um percurso total de 8 km, entre ida e volta, em uma jornada que exige um certo preparo físico.

Os adeptos do Mountainbike, da Motocross, e do 4x4, encontram várias trilhas como:

- a Trilha do Morro Vermelho que segue por estradinhas de terra, passando por sítios e fazendas;

- a Trilha do Índio uma estradinha de terra abandonada que passa por pastos, cafezais e formações rochosas.

-Trilha do Limoeiro, estrada de terra, por onde se contemplam belas paisagens de cachoeiras, nas quais se pode parar para um banho refrescante. Tem acesso pela Trilha do Índio;

-Trilha do Chapolim, uma estradinha de terra que passa pela mata fechada, com alguns trechos de lama. Também com acesso pela Trilha do Índio;

-Trilha do Downhill, parte de cima da Pedra da Boa Vista, em uma descida radical por trilhas , pastos e estradinhas de terra, passando por uma reserva florestal.

-Trilha da Pedra da Boa Vista que saí do Rio do Peixe e vai até a Pedra, com cerca de 5 km;

-Passeio das Cachoeiras, um passeio pelas cachoeiras da região, em caminhos próprios para veículos off road, com cerca de 18 km.

Para percorrer estas trilhas é necessário o acompanhamento de um guia credenciado, que além de indicar o caminho, possibilita a passagem pelas propriedades particulares que normalmente são atravessadas pelo caminho. As operadoras locais oferecem um veículo com motorista para aqueles que não tem um veículo 4x4.

Socorro conta também com uma pista de Off-road Indoor , para veículos 4x4 e motos, que fica no Recinto de Exposições e Eventos, com acesso pela Rodovia do Contorno, próximo ao Portal Lions da Cidade.

Partindo das Capitais abaixo reserve:
São Paulo 1 dia > São Paulo 2 dias > São Paulo 3 dias > São Paulo 4 dias
Belo Horizonte 4 dias
Curitiba 4 dias
Rio de Janeiro 4 dias

Outros Eventos
Data Evento Modalidade
Não existem outros eventos para esta cidade

Outras Atrações
Rafting/Canoagem
Rapel
Trekking

- De São Paulo, seguir pela pista lateral da Rod. Presidente Dutra e pegar a Rod. Fernão Dias; seguir até o trevo de Bragança Paulista; entrar em Bragança, cruzar pela cidade, pegar a rodovia SP008 (Bragança-Lindóia) e seguir até Socorro, passando por Pinhalzinho, total 134 km.

-De Belo Horizonte, seguir sentido São Paulo pela Rod. Fernão Dias, até Bragança Paulista, já no estado de São Paulo; cruzar pela cidade de Bragança, pegar a rodovia SP008 (Bragança-Lindóia) e seguir até Socorro, passando por Pinhalzinho total 547 km.

-De Curitiba, seguir até São Paulo, pela Rod. Regis Bitencourt; em São Paulo pegar a Marginal Pinheiros, em seguida a Marginal Tietê, e depois a pista lateral da Rod Pres. Dutra (acesso à direita na pista principal da Marginal); seguir pela pista lateral da Dutra até o acesso para a Rod. Fernão Dias; seguir pela Fernão Dias até o trevo de Bragança Paulista; entrar em Bragança, cruzar pela cidade, pegar a rodovia SP008 (Bragança-Lindóia) e seguir até Socorro, passando por Pinhalzinho, total 542 km.

-Do Rio de Janeiro, seguir pela Dutra até a Rod. D Pedro I (após São José dos Campos), seguindo pela D.Pedro I até Atibaia; em Atibaia pegar a Rod. Fernão Dias sentido Belo Horizonte, seguindo até o trevo de Bragança Paulista; entrar em Bragança, cruzar pela cidade, pegar a rodovia SP008 (Bragança-Lindóia) e seguir até Socorro, passando por Pinhalzinho, total 505 km.

Hospedagem

-Mountain Adventure > 19- 3895-4438
-Pedra Bela Vista > 11-6215-9494
-Portal da Aventura > 19-3895-4889

Para Retornar aos resultados, clique no Botão Back (voltar) do seu navegador.